Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12298
Título: A utilização das novas tecnologias no ensino da geografia: estudo de caso realizado na Escola Estadual Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho
Autor(es): Oliveira, Kaeliton Rodrigues Morais de
Palavras-chave: Tecnologia da Informação e Comunicação
Geografia
Recursos Tecnológicos
Data do documento: 2016
Resumo: Os incalculáveis usos das novas tecnologias decorrem do surgimento de uma nova geração e também de uma nova realidade, o que certamente contribuiu para a alteração do ritmo das transformações socioespaciais, principalmente no que se refere aos conceitos de tempo e espaço. Pode-se dizer ainda que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s), têm se apresentado como possibilidades de democratização do acesso à informação, o que, apesar dos benefícios, é permeado por conflitos e desafios. Considerando-se a geografia (área de conhecimento e disciplina) como um componente curricular que constitui o ciclo básico da educação brasileira, a disciplina geográfica assumiu determinada possibilidade no intuito de contribuir para com a formação de indivíduos conscientes, críticos e aptos a desenvolver a condição de cidadão participativo. O artigo científico em questão construído sob a forma de estudo de caso foi realizado por meio de análise e discussão acerca do uso das novas tecnologias no ensino da disciplina de geografia, ministrada na Escola Estadual Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho, localizada na cidade de Belém, município do estado da Paraíba, Brasil, Este estudo buscou Identificar a interação dos alunos com os meios tecnológicos de comunicação e informação dentro e fora da escola assim como abordar a estrutura da mesma e verificar se os professores de Geografia utilizam em suas aulas recursos tecnológicos como ferramentas metodológicas para o desenvolvimento da aprendizagem de forma dinâmica e interativa. Por meio da pesquisa, foi possível compreender que a geografia, área de conhecimento consolidada e respeitada, precisa de investimentos precisos, o que não se refere apenas a recursos financeiros, mas, principalmente, ao empenho por parte de toda a comunidade escolar em prol de um aprendizado de qualidade e condizente com a realidade sociomundial.
Descrição: OLIVEIRA, K. R. M. de. A utilização das novas tecnologias no ensino da geografia: estudo de caso realizado na Escola Estadual Engenheira Márcia Guedes Alcoforado de Carvalho. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12298
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kaeliton Rodrigues Morais de Oliveira.pdfKaeliton Rodrigues Morais de Oliveira706.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.