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Entender que a escola ocupa um papel fundamental na formação dos alunos é o
início de uma construção social pautada na educação, a qual visa o
desenvolvimento pleno desses sujeitos para sua relação direta com os problemas
historicamente sociais. Por isso, a prática pedagógica é tema de constantes debates
e reflexões no espaço escolar, uma vez que, entende-se que a mesma quando
apropriada facilita o processo de ensino e aprendizagem. Assim, com perspectivas
diferenciadas, novas tendências são criadas, proporcionando a evolução da escola
com o passar do tempo, na tentativa de harmonizar os objetivos do ensino e a
realidade dos educandos. Dentro do campo do ensino da disciplina escolar intitulada
História os debates sobre a didática em sala de aula e os conteúdos desta disciplina,
vem nos últimos tempos ganhando grande relevância, em especial devido à tomada
de consciência e valorização que a disciplina tem tido. É nessa perspectiva que o
presente texto busca, a partir de leituras, observações e principalmente da vivencia
nas Observações e Estágios realizados na Escola Monsenhor Emiliano de Cristo, na
cidade de Guarabira/PB, para refletir sobre a prática docente do Ensino de História.
Como suporte teórico usamos materiais teóricos que discutem o tema, como CAIMI
(2006), ANDRADE (2005), LAVILLE (2002), entre outros, bem como as entrevistas
com os docentes da disciplina de História. |
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