Resumo:
O presente estudo constitui-se da realização de uma análise das demonstrações contábeis da
Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras utilizando os métodos de análise de balanços e de análise
através de índices como ferramenta a prestar informações aos usuários da informação contábil
no mercado acionário. Este objetiva demonstrar a contribuição da análise financeira para o
processo de tomada de decisão dos três perfis de investidores traçados. Sua temática justifica-se
pela decorrência do processo de globalização e integralização dos mercados, expandindo a
forma de capitação de recursos das empresas de capital aberto, onde os investidores desse
mercado necessitam obter informações sobre a situação das empresas as quais mantêm ou
desejem aplicar seus recursos. A metodologia utilizada classifica-se como um estudo
descritivo, exploratório, de natureza quantitativa e qualitativa. Quanto aos meios trata-se de
pesquisa bibliográfica e documental, por meio de um estudo de caso. Os resultados da
pesquisa demonstram que a empresa vem apresentando tendência desfavorável em relação ao
mercado, e que no último ano do período em análise esta não se encontra em boa situação
econômico-financeira para gerar retornos aos investimentos. Nas considerações finais,
conclui-se que este trabalho possibilitou apresentar aos investidores dos perfis conservador,
moderado e agressivo informações significantes a respeito da empresa analisada fazendo
relação com as características de cada tipo de investidor para a melhor tomada de decisão
sobre seus investimentos. Neste aspecto, reafirma-se a importância deste tipo de análise ser
aplicada para obter informações sobre diversos tipos de empresas, como objeto que conduza a
tomada de decisão por parte dos investidores do mercado acionário.
Descrição:
NASCIMENTO, E. R. C. Relação entre análise financeira e as informações prestadas aos investidores do mercado de ações: estudo de caso no petróleo Brasileiro S.A - Petrobras. 2016. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.