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O presente trabalho analisa, com base nos postulados teóricos da Análise do Discurso de linha francesa, as identidades masculinas construídas em letras de música de "sofrência". O corpus é formado por sete canções que correspondem a 50% da faixa do CD Ô Sofrência, lançado em 2015 pela Som Livre. O referido CD é uma coletânea de canções, que fala sobre sofrimento e decepções amorosas, interpretados por sujeito do sexo masculino conhecidos na Música Popular Brasileira. O aporte teórico completa estudo sobre identidade na perspectiva da Análise do Discurso e dos estudos Culturais (FOUCALT, 1987; GREGOLIN, 2008 e 2007; HALL 2012 E 2002; MUSSALIN, 2012) e sobre masculinidade (OLIVEIRA, 2004). A análise do corpus aponta para três diferentes representações masculinas: a primeira, evidenciada na subseção "Eu trouxe o fim da sua dor", que corresponde a 14,5% do corpus analisado, apresenta o discurso do homem provedor com características medievais; a segunda, apresentada na subseção " Que mal te fiz eu", que corresponde a 42,5% das canções analisadas, trás o discurso do homem vitima de (des)amor feminino; a terceira e última, apresentada na subseção "Hoje eu só quero que você me tire dessa sofrência, equivalente aos 42,5% restante do corpus, apresenta o discurso do homem romântico da sociedade contemporânea, que sofre e deseja sua amada de volta. |
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