Resumo:
A partir das principais noções que envolvem a concepção dialógica de linguagem do pensador soviético Mikhail Bakhtin (1988), tais como discurso, gêneros do discurso, vozes e polifonia, bem como dos conceitos teóricos sobre o dialogismo, este trabalho pretende identificar quais e como diferentes vozes sociais se revelam nos discursos dos alunos na produção de artigos de opinião e em que medida os alunos apenas ecoam discursos já-ditos pelo senso comum, repetindo-os sem defesa de um ponto de vista próprio, ou se os desenvolvem de forma autoral. As análises dos dados foram divididas em duas categorias: Ecos/reprodução de discursos do senso comum e pontos de vista que fogem ao senso comum (à previsibilidade). Por meio das análises, pudemos perceber que os discursos identificados nas produções dos alunos estão constituídos, em sua maioria, a partir de pontos de vista demarcados pelo senso comum, o que remete à permanência de vozes sociais que circulam cotidianamente na sociedade, sendo reflexos de discursos ideológicos de grupos sociais. Assim, os pontos de vista dos alunos não se colocam no discurso de forma autoral, consciente e original, mas na forma de ecos de discursos adotados por grupos sociais distintos.
Descrição:
QUEIROZ, I. B. Vozes sociais na produção escrita de alunos do Ensino Médio: uma análise dialógica de artigos de opinião. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2016.