Resumo:
O presente trabalho é oriundo de nossas intervenções como bolsista do Programa de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) em uma escola da rede pública de ensino no município
paraibano de Monteiro. Procuramos verificar como era possível tornar mais aprazíveis as
aulas de Língua Portuguesa, notadamente as voltadas para a leitura de textos literários. Para
tanto, tomamos como escopo textos literários de cunho humorístico, uma vez que advogamos
que tais textos podem ser úteis para a formação de leitores, mas, sobretudo, para a
ressignificação das práticas pedagógicas em língua materna que pouco têm conseguido
contribuir para que os alunos da educação básica saiam da escola proficientes e críticos.
Nosso objetivo maior foi, portanto, mostrar a importância do humor não só na formação
humana dos alunos da escola onde trabalhamos, mas, sobretudo, na formação deles como
leitores, principalmente, leitores de literatura. As nossas reflexões teórico-analíticas, bem
como o nosso percurso metodológico, subsidiaram-se nos documentos oficias de ensino, tais
como Orientações Curriculares para o ensino Médio (OCEM,2006), Parâmetros
Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM, 1999), Referenciais Curriculares
para o Ensino Médio na Paraíba (REFECUEM, 2007), e nos trabalhos desenvolvidos por
autores que abordam teorias e propostas de ensino, tais como Cosson (2006), Candido (1990),
Geraldi (1997), além de alguns estudiosos do humor, como Possenti (2010), Martins (2003) e
Travaglia (1990) . Os resultados apontaram para o fato de que, em meio a um espaço marcado
pela seriedade, como é o da sala de aula, o humor pode ser ferramenta relevante para tratar de
assuntos sérios que tal espaço exige, mas pode, principalmente, auxiliar na formação
educacional e humana dos alunos a partir de um processo em que saber e sabor estejam
indissociavelmente conjugados.
Descrição:
MARTINS, T. R. P. Deu a louca na sala de aula: leitura, riso e diversão nas aulas de língua portuguesa.2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.