Resumo:
Trabalhar os gêneros textuais orais nas escolas tornou-se uma necessidade básica uma vez que a maioria dos alunos apresenta muitas dificuldades diante de situações que exigem a fala pública. Pensando nisso, desenvolvemos este trabalho argumentando em favor da incorporação da modalidade oral no contexto educacional. Para abordar o tema foram utilizados alguns autores como Marcuschi (2001), Schneuwly, Dolz (2004), Fávero, Andrade, Aquino (2007) dentre outros. Tendo como objetivo investigar o trabalho com a oralidade no ensino de Língua Portuguesa em turmas de 9º ano, foram levantadas problemáticas em torno do assunto, principalmente sobre a maneira que o professor trabalha a oralidade como aliada para o melhoramento do ensino de língua materna. Para tanto se fez necessário uma pesquisa de campo em três escolas (2 públicas e 1 particular) na cidade de Monteiro-PB. Os resultados levam a conclusão de que o trabalho com a modalidade oral desempenha um papel muito importante no processo de desenvolvimento da competência linguística dos alunos e na construção do sentido no ensino-aprendizagem de língua materna, facilitando assim a interação na escola e também fora dela.
Descrição:
SANTOS, L. M. S. Nada vai para o papel: oralidade, a fala que é ensinada na escola. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras/Português)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.