Resumo:
Este trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão sobre os desafios que o
cotidiano escolar apresenta diante das dificuldades, aspirações e possibilidades que
fazem parte do processo de ensinar e aprender Geografia no cotidiano escolar.
Trata-se de uma revisão bibliográfica que pretende refletir sobre o que, como,
quando ensinar geografia na escola. Existe, hoje, uma consciência crítica sobre o
modo de aprender e ensinar, no entanto, sabe-se que na prática das escolas, o
ensino tradicional de geografia ainda perdura. Assim, é deveras significativo refletir
sobre o assunto, fazendo um levantamento de autores da área de ensino da
Geografia que coadunam com a possibilidade de ser ter um ensino de geografia
conectado com a realidade e que possibilite o diálogo interdisciplinar entre as
disciplinas objetivando uma Geografia que contribua além, de uma aprendizagem
didática, a formação de cidadãos compreendam a sua realidade, através do olhar de
uma Geografia humana. Acreditamos que este trabalho, apesar de não pretender
ser exaustivo, pela sua própria natureza, pode contribuir para outros pesquisadores
conhecerem autores como Callai, (1998); Vesentini, (2009); Mello, (2012); Pitano
(2015); Pontuschka (2009) entre outros autores e acreditamos subsidiar pesquisas
de TCCs posteriores. Pensar Geografia e discutir de forma crítica à constituição de
caminhos que permeiam a realidade do estudante com a construção do
conhecimento. Portanto é preciso aproximar o estudante da sua própria vivência,
realizar uma inter-relação para que eles possam interpretar diferentes situações.
Descrição:
AZEVEDO, J. W. da C. T. Apontamentos teóricos sobre o processo construtivo do ensino - aprendizagem. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.