UEPB - Repositório Digital

Apontamentos teóricos sobre o processo construtivo do ensino - aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Azevedo, Jackson Wellcker da Costa Teixeira
dc.date.accessioned 2017-02-14T20:52:34Z
dc.date.available 2017-02-14T20:52:34Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12372
dc.description AZEVEDO, J. W. da C. T. Apontamentos teóricos sobre o processo construtivo do ensino - aprendizagem. 2016. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem por objetivo apresentar uma discussão sobre os desafios que o cotidiano escolar apresenta diante das dificuldades, aspirações e possibilidades que fazem parte do processo de ensinar e aprender Geografia no cotidiano escolar. Trata-se de uma revisão bibliográfica que pretende refletir sobre o que, como, quando ensinar geografia na escola. Existe, hoje, uma consciência crítica sobre o modo de aprender e ensinar, no entanto, sabe-se que na prática das escolas, o ensino tradicional de geografia ainda perdura. Assim, é deveras significativo refletir sobre o assunto, fazendo um levantamento de autores da área de ensino da Geografia que coadunam com a possibilidade de ser ter um ensino de geografia conectado com a realidade e que possibilite o diálogo interdisciplinar entre as disciplinas objetivando uma Geografia que contribua além, de uma aprendizagem didática, a formação de cidadãos compreendam a sua realidade, através do olhar de uma Geografia humana. Acreditamos que este trabalho, apesar de não pretender ser exaustivo, pela sua própria natureza, pode contribuir para outros pesquisadores conhecerem autores como Callai, (1998); Vesentini, (2009); Mello, (2012); Pitano (2015); Pontuschka (2009) entre outros autores e acreditamos subsidiar pesquisas de TCCs posteriores. Pensar Geografia e discutir de forma crítica à constituição de caminhos que permeiam a realidade do estudante com a construção do conhecimento. Portanto é preciso aproximar o estudante da sua própria vivência, realizar uma inter-relação para que eles possam interpretar diferentes situações. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francinete Fernandes de Sousa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Interdisciplinaridade pt_BR
dc.title Apontamentos teóricos sobre o processo construtivo do ensino - aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta