UEPB - Repositório Digital

Do texto à tela: mecanismos de construção de sentido na obra "O auto da compadecida"

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Kahlil Gibran Vieira dos
dc.date.accessioned 2017-02-14T20:56:21Z
dc.date.available 2017-02-14T20:56:21Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 401.41
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12375
dc.description SANTOS, K. G. V. dos. Do texto à tela: mecanismos de construção de sentido na obra "O auto da compadecida". 2016. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo pretende contribuir para a reflexão da importância do estudo da imagem, levando em consideração o uso de recursos multimodais para atingir este objetivo. Para tanto, realizamos a análise da obra fílmica “O auto da Compadecida”, do diretor Guel Arraes, considerando os conceitos de multimodalidade e de metáforas visuais. O objetivo principal deste trabalho é discutir a importância da metáfora visual e dos elementos multimodais para a construção de sentido e significado de obras fílmicas. O nosso aporte teórico sobre os conceitos de semiótica social e multimodalidade, está fundamentado nos estudos de Kress & van Leeuwen (1996), Vieira & Silvestre (2015), Carvalho (2010). Sobre semiótica e as metáforas visuais, consultamos Pietroforte (2006). E no que diz respeito aos estudos sobre comunicação visual, nos baseamos em Corseuil (2003), Aguiar (2008). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marta Furtado da Costa pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metáfora visual pt_BR
dc.subject Semiótica pt_BR
dc.subject Multimodalidade pt_BR
dc.title Do texto à tela: mecanismos de construção de sentido na obra "O auto da compadecida" pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta