Resumo:
Este estudo monográfico teve como temática o ensino da matemática através do
lúdico no Ensino Fundamental na visão dos docentes. Jogos e brincadeiras são
vistos por algumas pessoas apenas como forma de entretenimento, embora muitas
já percebam que, em determinados contextos, tornam-se estratégias para se
construir o conhecimento. É possível dizer que o lúdico é uma ferramenta
pedagógica que os professores podem utilizar em sala de aula como técnicas
metodológicas na aprendizagem, visto que através da ludicidade, os discentes
poderão aprender de forma mais prazerosa, concreta e, consequentemente, mais
significativa, culminando em um sólido processo de ensino e aprendizagem. Diante
disso, a pesquisa teve como objetivo analisar a importância que a ludicidade tem
para os docentes que lecionam Matemática no Ensino Fundamental. Para isto,
baseou-se em uma pesquisa bibliográfica e exploratória com abordagem qualitativa,
através da realização de um questionário como instrumento de pesquisa aplicado
com onze docentes de Matemática do Ensino Fundamental. De acordo com a
análise dos dados obtidos, constata-se que os educadores entrevistados são
conscientes da importância do lúdico para a aprendizagem dos discentes, pois a
inserção de jogos didáticos pode ser uma importante ferramenta nas aulas de
Matemática, uma vez que, aumenta a interação entre todos os envolvidos e eleva o
nível de interesse e de conhecimento dos discentes. Sendo, possível concluir que os
jogos e as brincadeiras com conteúdos de Matemática na sala de aula, podem ser
considerados como sendo atividades sociais privilegiadas que garantem a interação
e construção do conhecimento.
Descrição:
SANTOS, A. K. F. A visão de educadores do ensino fundamental sobre o lúdico nas aulas de Matemática. 2016. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.