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Neste trabalho, analisamos a obra Contextualizando a Gramática, de Lécio Cordeiro e Newton Avelar Coimbra (2009), gramática escolar de maior circulação em escolas do Cariri paraibano, especialmente no município de Monteiro e em municípios circunvizinhos. Nosso principal propósito é averiguar se esse compêndio gramatical adequa-se ou não à prática de Análise Linguística. Inscrevemo-nos na perspectiva da linguística aplicada de caráter transdisciplinar (MOITA LOPES, 2009). Por esse motivo, não partirmos de um pressuposto teórico fixo, mas construímos um arcabouço teórico que reconhece em diferentes áreas temáticas contribuições a nossa investigação. Desse modo, podemos destacar alguns estudos, como os de Auroux (1992) e Vieira (2015), sobre gramatização da língua portuguesa; os de Faraco & Castro (1999), Pietri (2003) e Soares (2004), sobre a virada linguística; além dos estudos de Geraldi (1984) e Mendonça (2006), sobre prática de análise linguística. A nossa análise apontou que, de maneira geral, a gramática escolar analisada apresenta um trabalho voltado muito mais ao ensino de gramática tradicional, indo de encontro tanto com a prática de AL, quanto com o discurso propagado pelos autores nas partes iniciais da gramática. Diante disso, concluímos que embora a obra traga uma apresentação voltada para a virada linguística, ela é uma gramática essencialmente tradicional, uma vez que não promove um trabalho pautado na prática de análise linguística. |
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