Resumo:
Este trabalho analisou, a partir da experiência em sala de aula, os processos de leitura
e escrita de contos, fábulas e atividades do cotidiano com estudantes do 4º ano A
(turno matutino), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro. Esse
estudo teve como lócus de pesquisa uma escola da rede estadual de ensino que
funciona no município de Guarabira. Escolheu-se analisar um projeto especifico
desenvolvido como demanda de incentivo à produção pedagógica do governo do
Estado da Paraíba, intitulado: ―Mestres de Valor‖. Nesse sentido, definimos como tema
o projeto ―VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LITERATURA INFANTIL‖. O foco se
deu a partir da observação participante, pois, como professora da turma e trabalhando
na escola, há mais de vinte e três anos, foi possível acompanhar os passos e as
dificuldades encontradas para que os estudantes conseguissem ampliar a sua
capacidade de leitura e escrita, estimulo e prazer em estudar, além de vivenciar com os
colegas a capacidade imaginativa para a ideia de mundo mágico, proporcionado pela
literatura. A base teórica proposta se respaldou nos estudos de Piaget (2010), Pimenta
(2010), Lima (2010), Freire (2011), Penet (1998), Moura e Aquino (2014); Fiorenze
(2003); Lira e Salustiano (2013); Xavier (2014); Cunha (2012), Teles (2012), Kramer
(2012), dentre outros. O método de pesquisa foi definido como análise qualitativa com
observação participante, uma vez que o mesmo permitiu compreender a rotina das
crianças, a interação, socialização e avanços no processo de ensino aprendizagem,
tanto dentro das regras formais, quanto das experiências vividas. Além disso, optou-se
por trabalho de campo, com visita a bibliotecas, supermercados e pontos turísticos de
Guarabira, Paraíba, para despertar o interesse pela leitura e escrita, para além da
fantasia. Consideramos, então, que o trabalho logrou êxito e, entre as muitas atividades
desenvolvidas e analisadas, representou um importante meio de incentivo aos
processos de leitura e escrita dos estudantes que participaram da pesquisa.
Descrição:
COSTA, Z. F. da. O universo mágico da literatura infantil: estudo de
caso sobre o ato de leitura e escrita com crianças do 4º
ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor
Navarro/Guarabira/PB. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.