UEPB - Repositório Digital

O universo mágico da literatura infantil: estudo de caso sobre o ato de leitura e escrita com crianças do 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro/Guarabira/PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Zeneide Fernandes da
dc.date.accessioned 2017-02-16T22:03:15Z
dc.date.available 2017-02-16T22:03:15Z
dc.date.issued 2015-12-13
dc.identifier.other CDD 028
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12417
dc.description COSTA, Z. F. da. O universo mágico da literatura infantil: estudo de caso sobre o ato de leitura e escrita com crianças do 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro/Guarabira/PB. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho analisou, a partir da experiência em sala de aula, os processos de leitura e escrita de contos, fábulas e atividades do cotidiano com estudantes do 4º ano A (turno matutino), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro. Esse estudo teve como lócus de pesquisa uma escola da rede estadual de ensino que funciona no município de Guarabira. Escolheu-se analisar um projeto especifico desenvolvido como demanda de incentivo à produção pedagógica do governo do Estado da Paraíba, intitulado: ―Mestres de Valor‖. Nesse sentido, definimos como tema o projeto ―VIAJANDO NA SACOLA MÁGICA DA LITERATURA INFANTIL‖. O foco se deu a partir da observação participante, pois, como professora da turma e trabalhando na escola, há mais de vinte e três anos, foi possível acompanhar os passos e as dificuldades encontradas para que os estudantes conseguissem ampliar a sua capacidade de leitura e escrita, estimulo e prazer em estudar, além de vivenciar com os colegas a capacidade imaginativa para a ideia de mundo mágico, proporcionado pela literatura. A base teórica proposta se respaldou nos estudos de Piaget (2010), Pimenta (2010), Lima (2010), Freire (2011), Penet (1998), Moura e Aquino (2014); Fiorenze (2003); Lira e Salustiano (2013); Xavier (2014); Cunha (2012), Teles (2012), Kramer (2012), dentre outros. O método de pesquisa foi definido como análise qualitativa com observação participante, uma vez que o mesmo permitiu compreender a rotina das crianças, a interação, socialização e avanços no processo de ensino aprendizagem, tanto dentro das regras formais, quanto das experiências vividas. Além disso, optou-se por trabalho de campo, com visita a bibliotecas, supermercados e pontos turísticos de Guarabira, Paraíba, para despertar o interesse pela leitura e escrita, para além da fantasia. Consideramos, então, que o trabalho logrou êxito e, entre as muitas atividades desenvolvidas e analisadas, representou um importante meio de incentivo aos processos de leitura e escrita dos estudantes que participaram da pesquisa. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Belarmino Mariano Neto pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Escrita pt_BR
dc.title O universo mágico da literatura infantil: estudo de caso sobre o ato de leitura e escrita com crianças do 4º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Antenor Navarro/Guarabira/PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta