Resumo:
O Brasil e como não afirmar que possui sistema educacional pautado por um sistema
administrativo ainda tradicional e conservador, por isso, a ausência da democracia na
escola, impede mudanças administrativas escolar no país. Esse quadro sofreu algumas
mudanças e após a promulgação da LDB9.394 de 1996, ocorreu uma abertura na Gestão
onde os mesmos passaram a ser escolhidos democraticamente. E pensando nesta abertura
nos propomos a verificar na escola pública se a mesma conseguiu implantar uma Gestão
Democrática. No decorrer do presente trabalho, observou-se as questões politicas e
pedagógicas que unifica as relações dos professores com gestores, assim compreendemos
essas relações que de forma efetiva colabora com a gestão democrática, fundamental para
o direito desenvolvimento dos educandos da sociedade contemporânea. Na
Fundamentação Teórica nos respaldamos em: Gadotti, (1997,) Luck (2001, Vitor Paro
(1970), Vieira (2007), que trouxeram afirmações da gestão importantes para o
desenvolvimento deste trabalho. Na Metodologia enveredamos pelo caminho de uma
Pesquisa de cunho qualitativo, onde pudemos retratar a escola Municipal de ensino
infantil e fundamental como instituição que estar pautada em uma gestão em seu dia-adia
vem adotando a democracia de Belém P-B. Como resultados Percebemos que a escola,
desprovida de qualquer prática autoritária e mesmo utilizando ainda, alguns metodologias
tradicionais a mesma busca no seu dia-a-dia, através dos corpos discentes e docentes,
incorporar uma gestão democrática.
Descrição:
SILVA, B. D. da. Gestão democrática na escola pública: um estudo da
rede municipal de ensino de Belém-PB. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.