UEPB - Repositório Digital

Gestão democrática na escola pública: um estudo da rede municipal de ensino de Belém-PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Benedito Domingos da
dc.date.accessioned 2017-02-16T22:08:31Z
dc.date.available 2017-02-16T22:08:31Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.other CDD 371.207
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12418
dc.description SILVA, B. D. da. Gestão democrática na escola pública: um estudo da rede municipal de ensino de Belém-PB. 2015. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O Brasil e como não afirmar que possui sistema educacional pautado por um sistema administrativo ainda tradicional e conservador, por isso, a ausência da democracia na escola, impede mudanças administrativas escolar no país. Esse quadro sofreu algumas mudanças e após a promulgação da LDB9.394 de 1996, ocorreu uma abertura na Gestão onde os mesmos passaram a ser escolhidos democraticamente. E pensando nesta abertura nos propomos a verificar na escola pública se a mesma conseguiu implantar uma Gestão Democrática. No decorrer do presente trabalho, observou-se as questões politicas e pedagógicas que unifica as relações dos professores com gestores, assim compreendemos essas relações que de forma efetiva colabora com a gestão democrática, fundamental para o direito desenvolvimento dos educandos da sociedade contemporânea. Na Fundamentação Teórica nos respaldamos em: Gadotti, (1997,) Luck (2001, Vitor Paro (1970), Vieira (2007), que trouxeram afirmações da gestão importantes para o desenvolvimento deste trabalho. Na Metodologia enveredamos pelo caminho de uma Pesquisa de cunho qualitativo, onde pudemos retratar a escola Municipal de ensino infantil e fundamental como instituição que estar pautada em uma gestão em seu dia-adia vem adotando a democracia de Belém P-B. Como resultados Percebemos que a escola, desprovida de qualquer prática autoritária e mesmo utilizando ainda, alguns metodologias tradicionais a mesma busca no seu dia-a-dia, através dos corpos discentes e docentes, incorporar uma gestão democrática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: José Otávio da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Escola Pública pt_BR
dc.subject Gestão democrática pt_BR
dc.subject Gestão escolar pt_BR
dc.title Gestão democrática na escola pública: um estudo da rede municipal de ensino de Belém-PB. pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta