Resumo:
Este trabalho é fruto da vivência no Estágio Supervisionado em Geografia desenvolvido
na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Senador Argemiro de Figueiredo.
Objetivou-se discutir a importância do Estágio Supervisionado para a formação docente
refletindo sobre o uso de uma nova linguagem no ensino de Geografia. A experiência
foi realizada com o 1º ano F, ensino médio. Através da aplicação de questionário
diagnóstico, contatou-se a necessidade do uso de recursos didáticos que, de forma lúdica,
fossem capazes de motivar, visando à melhoria da compreensão e aprendizado dos
alunos. O conteúdo a ser trabalhado foi à categoria Território, para tanto foi feito um
levantamento a fim de saber qual jogo teria as características necessárias para auxiliar
os alunos nesse processo de ensino e aprendizagem, nessas condições optou-se trabalhar
com o jogo War, pois, a partir dele é possível que o aluno possa compreender noções
geográficas, de territórios, fronteiras, limites, espaços e as relações de poder e estratégia,
noções essas que fizeram parte dos conteúdos das aulas expositivas. Os resultados
obtidos foram bastante positivos, os alunos conseguiram aplicar e assimilar os conceitos
estudados em sala, a partir da dinâmica com o jogo, utilizando de estratégias e
habilidades desenvolvidas durante o mesmo, tornando essa experiência desafiadora,
motivadora e rica em construção de saberes, e que também refletiu positivamente para o
estágio, já que essa prática possibilitou um processo de descobertas e aprendizagem, que
foram imprescindíveis para a formação acadêmica, tendo em vista não apenas a
formação profissional, como também a pessoal.
Descrição:
BARBOZA, B. S. S. A utilização do jogo War para trabalhar o território no ensino de geografia: experiência a partir do estágio supervisionado/ UEPB. 2016. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.