Resumo:
A realização de oficinas com robótica educativa no ensino médio é uma atividade fundamental para o desenvolvimento de competências como raciocínio lógico, habilidades manuais e estéticas, relações interpessoais e intrapessoais, integração de conceitos aprendidos em diversas áreas do conhecimento, dentre outras. Consequentemente, a investigação por nós efetuada teve como objetivo geral pesquisar sobre as contribuições da robótica no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos curriculares. E, como objetivos específicos investigar quais as possíveis contribuições da robótica educacional no ensino de matemática; descrever o ambiente educativo e possíveis empecilhos associados ao uso da robótica educativa; observar o comportamento dos estudantes numa aula de robótica; avaliar a aplicação da robótica como material didático e suas contribuições no ensino de matemática e física. Para alcançar os objetivos foram realizadas quatro oficinas em uma escola da rede pública estadual localizada em João Pessoa – PB com material de robótica educacioanl da linha Da Vinci Machines da marca fischertechnik distribuído pela Secretaria de Estado da Educação da Paraíba. Os resultados mostram que os alunos iniciaram um processo de compreensão sobre as forças que atuam em determinadas máquinas em movimento circular, por exemplo a força centrífuga e dos fundamentos matemáticos da construção de máquinas como ângulos e polígonos. Esse processo de compreensão pode contribuir para o desenvolvimento do interesse pela matemática e física
Descrição:
BRITO, Robson Souto. Robótica educacional e realidade escolar: desafios e possibilidades na interdisciplinaridade entre matemática e física. 2017. 63f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.