Resumo:
O trabalho intitulado: Tipos de Avaliação tem como objetivo aprofundar os conhecimentos sobre o processo de avaliação da aprendizagem na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professora Josefa Justino Gomes, na cidade de Pedra Branca. No mesmo, fundamentam-se os estudos sobre a prática avaliativa do processo educativo nas teorias de Luckesi (2002), Sant’ Anna (2005), Caldeira (2006), Silva(2001) e demais educadores que vivenciaram esta prática no sistema educacional escolar. A avaliação vista como diagnóstico da aprendizagem, sendo utilizada tanto em descrições qualitativas como quantitativas, sempre foi uma atividade de controle, pois incluem e excluem outros, tomando-se um instrumento de poder e controle constituído pelo sistema educacional. No entanto devem-se buscar urgentemente, ações pedagógicas reflexivas direcionadas para uma avaliação formativa que proporcione ao educando um melhor desenvolvimento de suas potencialidades. Espera-se que esta pesquisa possa auxiliar no trabalho de todos aqueles que fazem parte do processo avaliativo do EEEFM Josefa Justino Gomes, já que na hora de avaliar devem-se tomar medidas de precaução para que não se faça uma avaliação equivocada do educador, respeitando suas características individuais.
Descrição:
OLIVEIRA, Lucialda Cesário de. Desdobramentos sobre a avaliação escolar: desafios e possibilidades. 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]