Resumo:
Este trabalho trata da questão do processo educativo atrelado às novas tecnologias e tem como objetivo analisar a intervenção das tecnologias no processo de alfabetização do individuo enquanto sujeito histórico. Por meio da pesquisa bibliográfica, busca conhecer opiniões pertinentes ao tema em discussão; faz um levantamento histórico a partir da evolução do homem e das tecnologias, como ele a preconcebeu e as tornou exemplo de sua inteligência e acepção de outras de igual modo no contexto educativo; mostra que revoluções tecnológicas criadas pelo homem do Neolítico à Sociedade da Informação e Comunicação influenciaram o contexto educativo após impactar a vida humana em seu contexto social; aponta por meio de fatos históricos como o período Iluminista tem uma relação e influência direta com a atual Sociedade da Informação e da Comunicação. Como resultado da pesquisa, sugere que a sociedade da informação poderá está redesenhando o passado como a sociedade iluminista que, querendo partilhar o saber com base na cultura impressa, gerou com ela a exclusão. Atualmente, a partilha do saber veiculada pela tecnologia da informação está aprofundando a exclusão já existente. Nessa conjuntura global tecnológica, alfabetizar apenas não basta, é necessário multialfabetizar
Descrição:
SILVA, Ruth Gomes da. A multialfabetização na sociedade da informação. 2017. 59f. Monografia (Especialização em Fundamentos de Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017.