UEPB - Repositório Digital

Educação pública de qualidade e desenvolvimento humano: perspectivas brasileiras

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Francisco Clésio Medeiros Dantas de
dc.date.accessioned 2017-02-24T12:44:34Z
dc.date.available 2017-02-24T12:44:34Z
dc.date.issued 2014-12-06
dc.identifier.other CDD 371
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12505
dc.description ARAÚJO, Francisco Clésio Medeiros Dantas de. Educação pública de qualidade e desenvolvimento humano: perspectivas brasileiras. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract A relação direta entre a qualidade da educação pública oferecida ao povo de uma nação e as possibilidades que isso implica para o desenvolvimento humano precisa ser discutida em países emergentes. Percebe-se que nos países desenvolvidos há também uma elevada escolaridade de boa qualidade. Por outro lado, nos países subdesenvolvidos a população não dispõe de uma boa qualidade no sistema educacional e o índice de desenvolvimento humano é menor. O Brasil por ser um país emergente, possui características dos dois grupos. Ficou evidenciado que o país precisa adotar reformas profundas em sua educação para garantir um pleno desenvolvimento futuro. Esse trabalho espera levantar os debates nas universidades e nas redes mantenedoras de ensino sobre o quadro do ensino básico das escolas públicas brasileiras. É apresentada a construção do território brasileiro com o seu resgate histórico para o entendimento de sua situação atual. Em seguida, mostra alguns indicadores educacionais e socioeconômicos nacionais e internacionais, onde é possível criar parâmetros para situar a realidade brasileira e questionar a situação presente. Por fim oferece possibilidades de melhorias para o quadro educacional do Brasil por meio de ações legais da sociedade civil organizada e debates governamentais que buscam atender as reivindicações dos movimentos sociais para elaborar políticas públicas educacionais. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Fernandes Praxedes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Economia pt_BR
dc.subject Sociedade pt_BR
dc.subject Desenvolvimento humano pt_BR
dc.subject Educação pública pt_BR
dc.subject Qualidade na educação pt_BR
dc.title Educação pública de qualidade e desenvolvimento humano: perspectivas brasileiras pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta