dc.contributor.author |
Araújo, Francisco Clésio Medeiros Dantas de |
|
dc.date.accessioned |
2017-02-24T12:44:34Z |
|
dc.date.available |
2017-02-24T12:44:34Z |
|
dc.date.issued |
2014-12-06 |
|
dc.identifier.other |
CDD 371 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12505 |
|
dc.description |
ARAÚJO, Francisco Clésio Medeiros Dantas de. Educação pública de qualidade e desenvolvimento humano: perspectivas brasileiras. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A relação direta entre a qualidade da educação pública oferecida ao povo de uma nação e as possibilidades que isso implica para o desenvolvimento humano precisa ser discutida em países emergentes. Percebe-se que nos países desenvolvidos há também uma elevada escolaridade de boa qualidade. Por outro lado, nos países subdesenvolvidos a população não dispõe de uma boa qualidade no sistema educacional e o índice de desenvolvimento humano é menor. O Brasil por ser um país emergente, possui características dos dois grupos. Ficou evidenciado que o país precisa adotar reformas profundas em sua educação para garantir um pleno desenvolvimento futuro. Esse trabalho espera levantar os debates nas universidades e nas redes mantenedoras de ensino sobre o quadro do ensino básico das escolas públicas brasileiras. É apresentada a construção do território brasileiro com o seu resgate histórico para o entendimento de sua situação atual. Em seguida, mostra alguns indicadores educacionais e socioeconômicos nacionais e internacionais, onde é possível criar parâmetros para situar a realidade brasileira e questionar a situação presente. Por fim oferece possibilidades de melhorias para o quadro educacional do Brasil por meio de ações legais da sociedade civil organizada e debates governamentais que buscam atender as reivindicações dos movimentos sociais para elaborar políticas públicas educacionais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Maria Fernandes Praxedes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Economia |
pt_BR |
dc.subject |
Sociedade |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento humano |
pt_BR |
dc.subject |
Educação pública |
pt_BR |
dc.subject |
Qualidade na educação |
pt_BR |
dc.title |
Educação pública de qualidade e desenvolvimento humano: perspectivas brasileiras |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |