UEPB - Repositório Digital

A formação continuada e a prática docente

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Ivânia Lúcia Ribeiro de
dc.date.accessioned 2017-03-02T19:18:53Z
dc.date.available 2017-03-02T19:18:53Z
dc.date.issued 2014-07-19
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12573
dc.description SOUZA, Ivânia Lúcia Ribeiro de. A formação continuada e a prática docente. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract Para a elaboração desse trabalho acadêmico foi, inicialmente, considerada a importância da formação continuada e de projetos que prezem por convênio entre a escola e a universidade no sentido de promover uma significativa troca de experiências entre profissionais da educação. Posto que a realização de analisar concepções de alunos graduados do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e de professores supervisores no Curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, quanto à contribuição para a formação de profissionais da educação para melhoria do ensino de língua portuguesa. Com esse objetivo e conforme dados obtidos das categorias de sujeitos em estudo, relacionamos a análise em dois momentos: o primeiro, com o registro das respostas do questionário para professores que também exercem a função de supervisores do PIBID; e no segundo, as respostas de bolsistas do referido projeto ao questionário. Tomamos como base os pressupostos teóricos de Libâneo (2002); Imbérnon (2010); Nóvoa (1992); Tardif (2007); Perrenoud (2002); Kleiman (2001) dentre outros. Desta forma, constatamos que: professores supervisores e bolsistas demonstram preocupação e um interesse no que tange a formação continuada, além de acreditar na influência positiva que o PIBID acarreta na formação do profissional de língua materna; e, da necessidade de diálogo e da apropriação de fontes teóricas atualizadas no contexto da sala de aula. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Francisca Luseni Machado Marques pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Supervisão escolar pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.title A formação continuada e a prática docente pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta