UEPB - Repositório Digital

Estágio supervisionado na UEPB: em questão o curso de pedagogia

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Figueiredo, Abiaci
dc.date.accessioned 2013-07-24T16:08:33Z
dc.date.available 2013-07-24T16:08:33Z
dc.date.issued 2013-07-24
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1257
dc.description FIGUEIREDO, A. Estágio supervisionado na UEPB: em questão o curso de pedagogia. 2010. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. pt_BR
dc.description.abstract O Estágio Supervisionado foi pensado para que os futuros profissionais da área de educação que buscam amenizar a dicotomia teoria e prática reflitam sobre essa relação, e extraiam do mesmo aprendizado e experiência para a sua vida profissional. É ele que portanto contribui para a formação profissional oferecida por uma instituição de formação aos educadores. Com ele, ou através dele, podemos constatar o amadurecimento intelectual e emocional, bem como a relação entre saberes e fazeres, em outras palavras, é através dele que se teoriza a prática ou pratica a teoria. É praticando educação que podemos entendê-la para só então repensá-la, modificá-la, transformá-la, adaptá-la. Sendo assim, é primordial recorrer ao conceito de Estágio Supervisionado e entender sua importância como fator essencial na formação do educador. A caracterização do Estágio Supervisionado do curso de Pedagogia da UEPB, Campus III em Guarabira – PB nos faz entender, num mero recorte a importância do Estágio Supervisionado como fator de reflexões para transformações. A análise da visão dos alunos do período 2010.2 (último período do curso), da turma que ingressou em 2007.1, sobre o Estágio Supervisionado pode contribuir para a construção e reconstrução do entendimento sobre estágio supervisionado. Este artigo tem como objetivo principal mostrar a importância do Estagio Supervisionado, no cotidiano dos alunos de licenciatura plena, em especial no Curso de Pedagogia. Pois, é através do estágio supervisionado que o licenciado em pedagogia, e em qualquer outra licenciatura, consegue unir a teoria estudada na universidade com práticas existentes no cotidiano escolar e a desmistificação do grande mito que separa teoria e prática no processo educativo. Metodologia desenvolvida neste trabalho a pesquisa de campo, buscando levantar dados sobre o Estágio Supervisionado na turma 2007.1 concluinte de Pedagogia. Ao concluir esta pesquisa na turma concluinte de pedagogia,tivemos a certeza que o Estágio Supervisionado é de extrema importância para a vida profissional, pois une teoria e prática e vivências de realidades a fim modificá-la. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Rosilene Agapito da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Educação reflexiva pt_BR
dc.title Estágio supervisionado na UEPB: em questão o curso de pedagogia pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta