Resumo:
O presente artigo direciona-se a investigar a utilização da música como ferramenta
didático pedagógica que auxilia e facilita o ensino-aprendizagem de língua inglesa
na escola pública. A hipótese é que a música (melodia e letra) como estratégia de
aprendizagem pode motivar e despertar o interesse do aprendiz na aprendizagem
da língua. Tendo em vista que por meio de músicas a atenção do aluno é atraída,
especialmente no que diz respeito as canções internacionais, e além de ensinar, as
aulas são mais atrativas, dinâmicas e alegres. Haja vista que o contexto escolar da
escola pública, no que se refere ao ensino-aprendizagem de língua inglesa, não está
tendo resultados satisfatórios diante da relevância do domínio da língua inglesa para
sociedade contemporânea. O docente não consegue expor uma abordagem
significativa e os alunos não conseguem uma aprendizagem efetiva, então, ambos
seguem de mãos dadas desmotivados. O aluno vem para o ensino fundamental
motivado pensando em aprender a língua inglesa, no entanto, chega ao ensino
médio sem ao menos dominar as quatro habilidades, que são: a compreensão
auditiva, a leitura, a compreensão oral e a escrita, tão necessárias a aprendizagem.
Assim, por perceber que a aprendizagem seja tão distante de sua realidade, o aluno
perde o interesse de prosseguir na aprendizagem. Então, o foco da aprendizagem
do aluno no ensino médio é apenas, não na aprendizagem, mas para se dar bem
nas provas e obter um diploma de conclusão do ensino. Diversos autores como,
Felix (1998), Campos-Gonella (2007), Woyciechowski (2006), entre outros, atestam
essa problemática desmotivacional. Para esses estudiosos, há uma diversidade de
fatores que interferem, direta e indiretamente, no ensino-aprendizagem da língua
entre os quais: a abordagem do docente, o desprestigio da disciplina, professores
desqualificados, números excessivos de alunos em sala de aula, entre tantos outros.
Para Margonari (2001), o contexto educacional é caracterizado como “escola triste”,
quando da abordagem que enfatiza a transmissão, memorização e reprodução do
conhecimento, onde a alegria e a criatividade são reprimidas. Assim, diante desta
problemática, justifica-se a aplicabilidade desta pesquisa. A investigação foi
realizada com as turmas do 8º e 9º ano do ensino fundamental em uma escola
pública na cidade de Belém, Paraíba. Os objetivos propostos foi de verificar se a
música desperta o interesse do aprendiz para aprendizagem. Embasados nas
análises de estudiosos como Murphey (1992), Riddiford (1999), Gomes (2012),
Souza (2014), entre outros, que defendem a utilização de músicas no ensino de
línguas. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi Quanti-qualitativa, onde
descrevemos os resultados e analisamos por meio de gráficos, sobre a importância
da música no ensino de língua inglesa.
Descrição:
DEOCLECIANO, M. Quando a música toca na aula de inglês: uma atividade quanti-qualitativa na Escola Estadual Engª. M. G. de Carvalho na cidade de Belém. 2016. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.