Resumo:
O trabalho trata se a teoria e prática nos cursos de formação de professores em suas turmas,
questionar e inserir as tendências em suas aulas, com essa relação tendo a preocupação
constante de apontar a pluralidade e riqueza das diferentes concepções existentes que deve
combinar de forma dissociável uma complementar a outra, para tratar o ensino de história no
município de pilar, zona da Mata paraibana. No município há uma escola pública estadual onde
funciona as três series do ensino médio, logo se percebe que a demanda nessa escola é alta,
muito embora as estruturas físicas, administrativas e pedagógica, deixam a desejar em alguns
pontos que foi levantado entre os alunos que foram questionados sobre as estruturas escolares
e os próprios currículos da escola estadual do ensino médio. A intenção de analisar a separação
e a complementação entra teoria e a prática na formação tem se apresentado com um problema
de difícil solução devida a forma que é abordado pelas universidades efetivando a teoria e a
distanciamento pela a pratica de formação de professores. Fazemos referência a alguns autores
que tratam dos currículos a exemplos de VIEGA- neto (2003), na perceptiva de que não se
esgotam as possibilidades e posterior nos resultados diante do que aqui está posto. Ao térmico
das pesquisas passamos a considerar que a educação é principalmente o ensino de história no
município se distancia da realidade social e local dos alunos não dando conta dos anseios destes
quando a disciplina frente aos objetivos de cada um, bem como daquilo é proposto por alguns
professores e autores que descrevem sobre a educação a forma teórica e os problemas de ordem
pratica que nos afligem quando participamos do dia a dia da escola públicas e assim percebemos
as dificuldades do professor e alunos.
Descrição:
COELHO, M. da C. V. Currículos escolares: Teoria e prática no ensino de História em turmas do Ensino Médio no Município de Pilar. 2015. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.