dc.contributor.author |
Maximino, Maria José Benício |
|
dc.date.accessioned |
2013-07-25T14:47:28Z |
|
dc.date.available |
2013-07-25T14:47:28Z |
|
dc.date.issued |
2013-07-25 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.5 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1263 |
|
dc.description |
MAXIMINO, M. J. B. Refletindo sobre o brincar na creche rural de
Araçagi - PB. 2011. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho monográfico teve como objetivo principal refletir sobre o brincar
na Educação Infantil, a partir de visões e práticas do brincar na creche rural de
Araçagi. Desta forma, embasamos nossa investigação em autores que refletem
sobre a brincadeira, como Huizinga (1951), Piaget (1980); bem como pesquisadores
que versam sobre o brincar na Educação, como Moyles (2002, 2006), Friedmann
(2006), Kishimoto (2010), dentre outros. Para sua realização, organizamos uma
pesquisa que se aproximou de uma abordagem participante de cunho colaborativo.
Os instrumentos para coleta de dados foram a observação e a aplicação de
questionário. Identificamos que o lúdico pode favorecer o desenvolvimento infantil e
oferece possibilidades de aprendizagem significativa, de acordo com a atuação do
educador. Verificamos que os profissionais investigados reconhecem a importância
da brincadeira na primeira infância. No entanto, em suas práticas, exploram o brincar
como diversão e passatempo, desconectado do planejamento. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rosângela de Araújo
Medeiros |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Brincar |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Creche |
pt_BR |
dc.title |
Refletindo sobre o brincar na creche rural de Araçagi - PB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |