Resumo:
O estágio é um instrumento de pesquisa que vem gerando enquanto campo de
conhecimento da prática pedagógica discussões e reflexões sobre a formação
docente. É importante salientar que uma boa formação contribuíra
consequentemente para a sociedade que almejamos mais pensante e crítica.
Nesse sentido, o estágio se constitui na ação (prática) fundamentada
teoricamente na universidade (teoria). Assim sendo, esta pesquisa tem como
objetivo investigar, a prática pedagógica desenvolvida na Educação Infantil.
Como embasamento teórico bebemos na fonte dos seguintes autores Freire
(1996), Pimenta e Lima (2005/2006), Santos (2006), Kishimoto (1999/2010), os
documentos oficiais, BRASIL/LDB 9.394/96, BRASIL/RCNEI (1998),
BRASIL/LEI Nº11.788/2008, entre outros. Nessa tessitura utilizamos
metodologicamente à pesquisa de caráter bibliográfico, que de acordo com
Carvalho (1989) ―é uma busca de informações de diversas fontes escritas
procurando obter dados a respeito do tema em questão‖ e de campo, numa
abordagem qualitativa, contemplando como instrumento de coleta de dados o
questionário, visitas a escola-campo. Em síntese, o estágio tem um papel
extremamente importante na formação da identidade do profissional docente,
tendo em vista que, a teoria acadêmica sozinha não oferece elementos
suficientes para suprir o amplo conhecimento que é gerado na prática, como
também oportuniza a observação direta da prática pedagógica no espaço
campo permitindo uma reflexão e construção de novas concepções. Dessa
forma, é primordial que o estagiário além de obter uma visão teórica
amplamente estruturada, por outro lado adquira uma experiência prática e
reflexiva que possa transformar seu comportamento, e fortalecer sua
identidade enquanto profissional no fazer pedagógico.
Descrição:
CAMPÊLO, M. T. do N. Observação da prática pedagógica na creche. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.