UEPB - Repositório Digital

O ensino de geografia e a formação do professor iniciante

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Brito, Rosa Suzana Alves de
dc.date.accessioned 2017-03-06T20:36:12Z
dc.date.available 2017-03-06T20:36:12Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.other CDD 910
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12644
dc.description BRITO, R. S. A. de. O ensino de geografia e a formação do professor iniciante. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. pt_BR
dc.description.abstract O ensino de geografia possui um papel essencial para a formação do cidadão, uma vez que ele abre um leque de possibilidades para que o aluno compreenda o meio social no qual está inserido e amplie seu senso crítico diante das mais variadas situações colocada pela sociedade. Portanto, dada a importância do ensino de geografia temos como objetivo geral: Analisar o ensino de geografia e a formação do professor iniciante. Temos como objetivos específicos: resgatar a história da geografia escolar, desde o Brasil colônia, se é que podemos nos referir dessa maneira, tendo-se em vista que a geografia só irá ser considerada uma disciplina a partir do século XIX; discutir as dificuldades da prática docente; reunir reflexões sobre o ensino de geografia na escola básica. Entendemos que práxis do professor deve ser algo extremamente planejada, com objetivos claros e específicos. Desta maneira, a formação do professor é algo essencial para que haja um ensino de qualidade, que busque formar cidadãos, reflexivos e conscientes. Consequentemente, é indispensável que com as novas exigências do Projeto Curricular dos Cursos de Licenciatura em Geografia as disciplinas da pedagogia seja mais valorizada. Dentre estas disciplinas, destacamos o Estágio Supervisionado, pois ele permite que o aluno faça um elo entre a teoria estudada na universidade e a realidade vivenciada no seu futuro ambiente de trabalho. Destacamos ainda, que a ação mais importante do poder público é a valorização do professor enquanto elemento essencial para a formação do cidadão crítico e responsável pela sociedade em que vive. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Regina Celly Nogueira da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Formação do Professor pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.title O ensino de geografia e a formação do professor iniciante pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta