Resumo:
O ensino de geografia possui um papel essencial para a formação do cidadão, uma
vez que ele abre um leque de possibilidades para que o aluno compreenda o meio
social no qual está inserido e amplie seu senso crítico diante das mais variadas
situações colocada pela sociedade. Portanto, dada a importância do ensino de
geografia temos como objetivo geral: Analisar o ensino de geografia e a formação do
professor iniciante. Temos como objetivos específicos: resgatar a história da
geografia escolar, desde o Brasil colônia, se é que podemos nos referir dessa
maneira, tendo-se em vista que a geografia só irá ser considerada uma disciplina a
partir do século XIX; discutir as dificuldades da prática docente; reunir reflexões
sobre o ensino de geografia na escola básica. Entendemos que práxis do professor
deve ser algo extremamente planejada, com objetivos claros e específicos. Desta
maneira, a formação do professor é algo essencial para que haja um ensino de
qualidade, que busque formar cidadãos, reflexivos e conscientes.
Consequentemente, é indispensável que com as novas exigências do Projeto
Curricular dos Cursos de Licenciatura em Geografia as disciplinas da pedagogia seja
mais valorizada. Dentre estas disciplinas, destacamos o Estágio Supervisionado,
pois ele permite que o aluno faça um elo entre a teoria estudada na universidade e a
realidade vivenciada no seu futuro ambiente de trabalho. Destacamos ainda, que a
ação mais importante do poder público é a valorização do professor enquanto
elemento essencial para a formação do cidadão crítico e responsável pela sociedade
em que vive.
Descrição:
BRITO, R. S. A. de. O ensino de geografia e a formação do professor iniciante. 2016. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.