dc.description.abstract |
O presente trabalho visa discutir sobre um tipo de violência escolar que vem sendo estudado nos últimos anos, o bullying. Fenômeno considerado um tipo de comportamento violento podendo ser expresso em diferentes modos, ou seja, contendo atitudes intencionais, agressivas e repetitivas adotadas por um ou mais alunos contra outros impossibilitados de se defender. A presente pesquisa teve por objetivo investigar o fenômeno bullying, suas características, manifestações, vítimas, bem como a percepção que os educadores e o corpo pedagógico da escola em estudo têm acerca do problema. O desenvolvimento foi baseado em uma pesquisa bibliográfica de caráter exploratório com abordagem qualitativa tendo por objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito. O questionário foi utilizado como instrumento de coleta de dados. Entre os resultados encontraram-se que a prática do bullying é evidenciada através de apelidos pejorativos, agressões físicas, xingamentos, exclusão e discriminação. Desse modo visto que os educadores tem dificuldade de enfrentar o problema, recomenda-se criar estratégias que possam ajudar na remediação e prevenção desse fenômeno. |
pt_BR |