Resumo:
Com a escravização dos africanos surgiram vários mitos sobre uma suposta inferioridade do negro em relação ao branco, como forma de demonstrar que eles eram e são inferiores aos brancos. “O fato de ser branco foi assumido como condição humana normativa e o de ser negro necessitava de uma explicação científica” (MUNANGA, 1984). Com isso várias expressões preconceituosas foram disseminadas na convivência do negro com o branco, causando a discriminação racial e o racismo. Este artigo tem por objetivo discutir o racismo na sociedade e nas escolas, especificamente numa creche, como forma de ajudar a desenvolver uma consciência crítica nos professores e nos alunos, já que “é papel da escola, de forma democrática e comprometida com a promoção do ser humano na sua integridade, estimular a formação de valores, hábitos e comportamentos que respeitem as diferenças e as características próprias de grupos e minorias” (RIBEIRO, 2004). . Mesmo na educação infantil, é necessário prestar a atenção para as práticas racistas, embora que muitas vezes, pareçam/sejam inconscientes. Para isso, realizou-se uma entrevista com as monitoras de uma creche, para verificar as possíveis práticas de racismo e discriminação existentes na educação infantil. Conclui-se que na educação infantil algumas práticas racistas foram observadas.
Descrição:
SILVA, L. T. da. Racismo e discriminação na educação infantil: uma realidade camuflada. 2011. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.