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O presente trabalho objetivou verificar as dificuldades encontradas por alunos surdos do nível superior, a fim de gerar reflexões a respeito do tema abordado. Para a construção desse texto, a pesquisa delineou o seguinte problema: Quais as barreiras identificadas pelos alunos surdos no ensino superior? Metodologicamente, foi utilizado um estudo exploratório e descritivo. Quanto à abordagem, este assumiu um caráter qualitativo e, como instrumento de coleta de dados foi empregada à observação direta e a entrevista pré-estruturada. Para a fundamentação teórica deste trabalho, foram utilizados alguns autores da área estudada, como MANTOAN (2006), LODI (2009), GESSER (2009), dentre outros autores e documentos legais tais como a Constituição Federal de 1988, a LDB nº. 9.394/96, o Decreto nº. 5.626/2005 e a Lei da Acessibilidade (Lei nº. 10.098/2000). Dessa forma, pôde-se concluir através das dificuldades enfrentadas por esses alunos, que se faz necessário que as universidades elaborem material adequado, de forma clara, e contratem intérpretes acolhendo os alunos que precisam utilizar outra língua para se comunicar para que de fato os seus direitos sejam efetivados e aconteça a inclusão social da comunidade surda. |
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