dc.description.abstract |
O presente artigo objetiva analisar a importância da prática de estágio, sua
contribuição para os cursos de formação docente, como também o caráter
tradicionalista ainda adotado pelas escolas nos dias de hoje. Assim sendo, sua
fundamentação teórica contempla os seguintes autores, Libâneo (1994), Freire
(1996), Lima (2008), Chizzotti (2006), Pacheco e Masetto (2007), Piconez
(2006), entre outros que em seus escritos transparecem o conhecimento para
tratar das temáticas em questão. Metodologicamente foi utilizado à pesquisa de
cunho bibliográfico, que de acordo com Carvalho (1989) “é uma busca de
informações de diversas fontes escritas procurando obter dados a respeito do
tema em questão” e de campo, numa abordagem qualitativa, contextualizando
informações através do instrumento de coleta de dados, o questionário. Em
síntese podemos afirmar que o estágio supervisionado é um complemento
importantíssimo na formação docente. Dessa maneira, é de suma relevância a
integração e parceria entre a escola campo, universidade, estagiários, em prol
do ampliamento de práticas mais eficazes no processo ensino/aprendizagem. |
pt_BR |