dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma pesquisa realizada em sala de aula com alunos do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal, onde eu leciono a disciplina de língua portuguesa, e buscou investigar o conhecimento dos mesmos junto as religiões africanas e suas representações no Brasil. Por meio de um questionário (em anexo), foi perguntado algumas questões básicas frente as religiões de matrizes africanas, acredita-se que com esse trabalho se pôde construir uma posição dos alunos de forma que preconceitos sejam quebrados e os conceitos sejam construídos, promovendo um espaço democrático, respeitador diante a diversidade cultural e religiosa. Para realizar esta pesquisa utilizei como base de referência: ABRAMOVAY, M; CASTRO, M.G. Relações raciais na escola: reprodução de desigualdades em nome da igualdade. Brasília: Editora Unesco,2006. BRASIL. Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003. D.O.U de 10/01/2003. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. N.º 9.394, de 1996. Disposições Constitucionais, Lei nº 9.424, de 24 de Dezembro de 1996. Brasília, DF, 1998. |
pt_BR |