Resumo:
A partir do final da década de 90, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, o aumento de cursos para a formação de professores tomou grandes proporções, tanto na esfera pública quanto na rede particular de ensino. Neste sentido, em função dessa nova realidade, o curso de Pedagogia passa a ser uma referência na formação inicial dos futuros profissionais para as primeiras séries do ensino fundamental. Esse cenário desperta um novo olhar voltado para os centros de formação inicial. O perfil desse profissional, a sua área de atuação, sua identidade profissional, passam a ser elementos de pauta de debate de encontros, seminários e congressos, discutidos e refeitos, tanto no discurso quanto na prática pelas grades curriculares país afora. Em meio a isso, um elemento fundamental nesse contexto, o alunado, não vem recebendo uma importância devida no seu processo formativo. Portanto, este trabalho monográfico tem como objeto de estudo a interpretação dos alunos do Curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba sobre o que é ser um pedagogo. Isto compreendido, esta monografia tem como objetivo geral identificar o que pensam os alunos do Curso de Pedagogia do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba sobre o que é ser um pedagogo. As contribuições teóricas para referenciar este trabalho foram fundamentadas por autores, como: Pimenta (2002); Nuñez e Ramalho (2004), Nóvoa (1999), Brzezinski (1996), Bissolli da Silva (2006) dentre outros, que serão utilizados ao longo do texto escrito, dando a este documento a garantia da cientificidade necessária. Esta monografia, portanto, cumpre o seu papel acadêmico e social na medida em que abre as possibilidades futuras de pesquisa, aprimorando o serviço oferecido pela UEPB na formação dos futuros pedagogos.
Descrição:
MONTEIRO, P. M. A. O que é ser pedagogo? Um olhar do discente do Campus III sobre o curso de pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.