Resumo:
O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a situação da Educação de Jovens e Adultos na cidade de Guarabira/ PB, bem como seus parâmetros. Essa nossa pesquisa tem por um de seus objetivos alcançar e analisar alguns dados coletados em uma escola da rede municipal de ensino da cidade acima citada, na qual se oferece através de seus profissionais (professores e direção) a tarefa de cumprir de maneira satisfatória sua função de preparar jovens e adultos para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho. Essa iniciativa necessitou de mudanças significativas a fim de que houvesse uma adequação consciente as práticas pedagógicas dos tempos atuais. Inquestionavelmente, todo esse aporte situacional, ora apresentado permitirá uma visão mais ampla da Educação de Jovens e Adultos, independente do setor a ser escolhido; cultural/ profissional/ técnico. O nosso trabalho, além de uma compilação de dados a respeito do que é e do que se propões a Educação de Jovens e Adultos, conta com uma pesquisa de campo onde podemos perceber e analisar os dados coletados na escola-campo, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Antonio Benvindo, localizada no centro da cidade de Guarabira/ PB. Chegamos então a conclusão que há uma certa cumplicidade entre educadores – educandos – direção escolar, no sentido de melhorar a relação ensino – aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos principalmente na escola foco de nossa pesquisa.
Descrição:
ARRUDA, F. dos. S. Situando a educação de jovens e adultos em Guarabira - PB: um estudo de caso. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.