Resumo:
A presente monografia tem como objetivo discorrer sobre o papel da gestão de
políticas públicas voltadas para a educação. Trata-se de uma abordagem histórica e
analítica fundamentada nos pressupostos teóricos de autores cuja linha de
pensamento se relaciona em especial com a educação como fator de inserção
social, e construtor de novos modelos de uma prática assertiva de envolvimento
mútuo em gestão escolar democrática. A partir desses conceitos buscamos
apreender e ao mesmo tempo estimular à análise crítica no sentido de se realizarem
esforços por parte de coletivos de pesquisadores afim de atuar na mudança dessa
realidade da educação brasileira. Outro aspecto que pretendemos destacar é a
questão da construção de formas de participação de todos os segmentos da escola
na gestão educacional. Para tal buscaremos exemplos de ações institucionalizadas
que impliquem em participação, a exemplo do PPP (Projeto Político Pedagógico),
pois estas podem contribuir para o avanço da cultura da participação, que resulta no
desenvolvimento de melhorias no campo educacional. Enfatizamos no entanto que
tais ações rumo a uma consolidação de um avanço no âmbito da gestão escolar não
é um processo espontâneo e fácil, antes porém, está diretamente relacionado ao
permanente esforço humano de participação e coletividade rumo a construção de
uma educação de qualidade.
Descrição:
PEREIRA, P. N. Gestão democrática na escola pública: um olhar
sobre a participação popular. 2011. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.