dc.description.abstract |
O presente trabalho se propõe a entender o processo da contribuição da nota na avaliação Escolar da aprendizagem um tema bastante discutido, parte de uma necessidade de saber qual é o verdadeiro papel da nota na avaliação. Diante de várias experiências no cotidiano escolar surge o interesse de estudar como ocorre, o que é levado em conta na hora de aplicar a nota, e se a realidade das escolas é levada em consideração. Portanto realizamos a nossa pesquisa em duas escolas, sendo uma pública e a outra privada. Para tanto aplicaremos questionários destinado juntamente com observações aos professores e aos alunos tendo como base a preocupação de métodos tradicionais atuantes em sala de aula, pois bem sabemos que estamos frente a novos desafios dentre outras questões como, o que é levado em consideração na hora de atribuir uma nota? Os trabalhos como são elaborados? As provas são primordiais nesse processo? O que na verdade se torna mais importante, apenas o ato avaliativo? Após a análise de dados coletados pretendemos contribuir com novas idéias como, possibilidades a revisão da nota no plano de avaliação, refletir valores e expectativas do professor em relação aos alunos. É sabido que ser professor hoje não é tarefa fácil, pois é preciso uma dedicação para com os alunos, aprimoramento profissional e pessoal, uma sensibilidade para que o ato de avaliar não se torne uma tortura, nem algum ato de punição nessa perspectiva nossa linha de pesquisa leva em consideração a afirmação de que o ato avaliativo seja visto como uma oportunidade, enriquecimento, aprimoramento, satisfação e alegria na nossa educação. |
pt_BR |