dc.description.abstract |
O presente trabalho é requisito para conclusão do curso de Pedagogia, e pretende analisar como a cultura popular está inserida na educação escolar, tendo como referência uma escola pública de Guarabira-PB, com a qual tive contato por ocasião das atividades de observação e vivência no estágio supervisionado. Para isso, procuramos, inicialmente, analisar o Projeto Político Pedagógico - PPP de uma escola pública de Guarabira-PB a luz das discussões sobre cultura (MORIN,2001; SODRÉ, 1999), cultura escolar (FORQUIN, 1995; AZANHA, 1992) cultura popular (FREIRE, 2001). Entretanto, diante da falta de acesso ao referido PPP, nos debruçamos sobre um projeto realizado na semana da criança, na mesma escola, intitulado “Sou Negro”, aplicado pela escola pesquisada, analisamos as atividades planejadas e desenvolvidas através de produções textuais e gincanas abordando temas referentes à diversidade cultural e racial na escola. Conclui-se que foi necessária uma abordagem da relação de experiências aplicadas com os alunos na escola, utilizando o conhecimento sistematizado e do conhecimento de mundo adquirido pelas crianças e professores fora da escola. |
pt_BR |