Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar a abordagem do livro didático de língua portuguesa em relação à questão da diversidade étnica, com um destaque para análise da dissertação de mestrado realizado por Freitas. Para elaboração deste trabalho, levou-se em consideração a pesquisa bibliográfica, tendo como suporte teórico Freitas, Gomes, Munanga, Silva, entre outros. Buscou-se, compreender, o processo de implementação da Lei Federal 10.639/03 que tornou obrigatório a inserção da história e cultura afro-brasileira e africana no currículo escolar, a partir dos conteúdos trazidos nos livros didáticos de língua portuguesa.Objetivando ainda contribuir e abrir caminhos para diálogos contra qualquer forma de preconceito e discriminação, assim como, a efetivação da lei 10.639/03.
Descrição:
COSTA, H. C. da. A lei 10.639/03 e o livro didático de língua portuguesa. 2011. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.