dc.contributor.author |
Silva, Jucicleide Francisca Meira da |
|
dc.date.accessioned |
2017-03-14T21:11:37Z |
|
dc.date.available |
2017-03-14T21:11:37Z |
|
dc.date.issued |
2016-10-26 |
|
dc.identifier.other |
21. ed. CDD 372.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12810 |
|
dc.description |
SILVA, J. F. M. Os experimentos no estudo da Química e sua importância para a aprendizagem no Ensino Médio. 2016. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A Química de fato está presente em todos os aspectos de nossas vidas e é por meio dela que o homem faz a utilização de praticamente todos os produtos encontrados no nosso cotidiano. O presente estudo tem como tema os experimentos no ensino da Química e sua importância para aprendizagem no Ensino Médio sendo assim foi abordada a importância da utilização de experimentos práticos nesta disciplina como forma para uma aprendizagem mais concreta e contextualizada. O tema surgiu em decorrência de estudos realizados ao longo da formação acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Exatas com experiências vivenciadas no decorrer dos estágios curriculares como disciplina obrigatória. O objetivo principal deste trabalho é fazer uma investigação química através do uso de experimentos realizados em sala de aula e mostrar também ao professor que ele pode tornar as aulas mais dinâmicas através da aplicação desse recurso didático. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gomes Alves na cidade de Patos - PB, no qual participaram os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Para isso, foi necessário analisar a relação dos experimentos e através da sua aplicação mostrar para o aluno que a prática e teoria caminham juntas. Foram realizados três experimentos explorando alguns conteúdos abordados em sala de aula Por se tratar de um trabalho de pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo foram alcançados resultados relevantes que mostram que a utilização de aulas experimentais na disciplina de Química aumenta o interesse do aluno, tornando assim, as aulas com experimentos uma ferramenta essencial na aprendizagem, uma vez que os alunos acreditam que a assimilação dos conteúdos melhora com aulas experimentais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Soraia Carvalho de Souza |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentos de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Professor de Química |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Química |
pt_BR |
dc.title |
Os experimentos no estudo da Química e sua importância para a aprendizagem no Ensino Médio |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |