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Abordagem dos conteúdos de fisiologia: Discutindo a ação das drogas no organismo

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dc.contributor.author Silva, Gizelle Matias de Souza
dc.date.accessioned 2017-03-14T21:18:38Z
dc.date.available 2017-03-14T21:18:38Z
dc.date.issued 2016-10-21
dc.identifier.other CDD 394.14
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12816
dc.description SILVA, G. M. de S. Abordagem dos conteúdos de fisiologia: Discutindo a ação das drogas no organismo. 2016. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. pt_BR
dc.description.abstract No presente trabalho apresentamos um relato de experiência didática desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no qual buscamos articular a abordagem dos conteúdos de fisiologia humana, a partir da ação das drogas no organismo. Objetivou-se nortear a abordagem do conteúdo, de forma contextualizada, visando à conscientização dos estudantes em relação aos malefícios do uso das drogas, tanto as lícitas quanto as ilícitas. Quanto ao procedimento metodológico, para a elaboração do plano de intervenção, partiu-se da análise dos dados coletados por meio de um questionário contendo questões abertas e fechadas, abordando sobre as drogas e os seus efeitos no organismo, entre os estudantes da E.E.E.F.M Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz, nas turmas de segundo ano do ensino médio. Participaram do projeto 30 (trinta) estudantes, na faixa etária entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos de idade. Posteriormente, os estudantes participaram do projeto de intervenção no período de oito meses. Durante o projeto foram realizadas aulas teóricas sobre o corpo humano e fisiologia utilizando-se de slides e vídeos. Também foram realizados debates para discutir como as drogas atuam no organismo e a utilização de jogos didáticos, para facilitar a contextualização do conteúdo, tendo a sua culminância com a realização de uma feira de ciências, na qual os estudantes apresentaram os resultados do projeto de intervenção. As respostas dadas, pelos estudantes, aos questionários, demonstraram que eles reconhecem que a utilização das drogas está associada ao contexto social, no qual o seu usuário está inserido. Após o projeto de intervenção, parte dos estudantes relataram que evitariam o uso de drogas, partindo das justificativas que denotam terem compreendido os malefícios da ação das drogas no organismo. Entendemos, a partir das ações realizadas na escola, que as intervenções realizadas neste trabalho contribuíram para a conscientização dos jovens participantes do projeto acerca dos malefícios das drogas no organismo e cumpriu com o objetivo proposto a sua realização. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Márcia Adelino da Silva Dias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Biologia pt_BR
dc.subject Fisiologia humana pt_BR
dc.subject Drogas pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Abordagem dos conteúdos de fisiologia: Discutindo a ação das drogas no organismo pt_BR
dc.type Other pt_BR


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