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A Matemática consiste em uma das ciências mais importantes do mundo moderno, em diversas situações do dia a dia das pessoas, ela está presente. Nas últimas décadas, o ensino da matemática tem passado por muitos questionamentos, sendo os resultados insatisfatórios dos estudantes nos diversos níveis de ensino, o principal deles. Pesquisas revelam que quase 90% dos alunos brasileiros do ensino médio encerram esse ciclo sem dominar o conteúdo matemático que deveriam. Apesar de toda sua relevância na sociedade atual, a matemática escolar é temida por muitos estudantes. Hoje, o ensino da disciplina, tem maior necessidade de efetivar a contextualização dos conhecimentos matemáticos escolarizados aos saberes prévios dos alunos, adquiridos no dia a dia, como importante fator a ser considerado no processo de ensino-aprendizagem. Constitui objetivo geral deste trabalho monográfico verificar se os alunos do 3° ano de uma Escola Estadual em Santa Luzia - PB conseguem relacionar os conhecimentos matemáticos escolarizado com atividades desenvolvidas no cotidiano. De modo específico, expor as orientações teóricas e legais para o ensino da matemática, destacando a importância da contextualização e da interdisciplinaridade no processo de ensino. O estudo possui abordagem quanti-qualitativa, cujo desenvolvimento ocorreu através de pesquisa bibliográfica e de campo, nesta fase empírica participaram 66 alunos. Todos os dados foram obtidos por meio de um questionário. Verificou-se, a partir dos dados, que a maioria dos estudantes investigados não gosta de matemática, que o ensino tradicional prejudica a aprendizagem nessa disciplina e poucos conseguem aplicar os conhecimentos matemáticos escolarizados nas atividades do dia a dia. |
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