Resumo:
O referido artigo apresenta a temática do Brincar nas seguintes abordagens: Brincar com prazer, A importância da brincadeira no desenvolvimento da criança, Os brinquedos e as brincadeiras no espaço escolar e o Papel do educador infantil. O estudo enfatiza questões vivenciadas, observadas e refletidas durante o estágio realizado no Pré-Escolar Assis Chateaubriand no município de Guarabira/PB, projetando uma pesquisa qualitativa. Neste caso, fazemos menção de autores como: Almeida (1995), Vygotsky (1992) e Kishimoto (2002). Nessa temática, pretendemos explicitar a brincadeira como parte integrante do processo educativo por percebermos que a Educação Infantil é a base de uma educação edificada e, neste período, a criança necessita do lúdico para desenvolver suas habilidades de forma prazerosa. Desta maneira, queremos estudar com mais profundidade esse tema, pois, o brincar faz-se presente em nossa sala de aula e, de fato, reconhecemos o quanto o brincar têm contribuído no processo de ensino e aprendizagem.
Descrição:
OLIVEIRA, A. P. B. de. O brincar na educação infantil. 2012. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.