dc.description.abstract |
O brincar faz parte da infância e para que este desempenhe fundamental papel na vida das crianças é preciso elas não sejam impedidas de exercitar sua imaginação, brincando. Quando a criança brinca, ela está pensando e assimilando o mundo ao seu modo ordenando, desordenando, construindo e desconstruindo os objetos com os quais estão brincando. Este trabalho acadêmico trata da importância do brincar na educação infantil, servindo como facilitador para a aprendizagem e para o desenvolvimento das crianças de dois a seis anos desde que seja utilizado como proposta pedagógica. Diante disso, o estudo realizado faz uma breve abordagem sobre as contribuições que o brincar pode oferecer à estimulação do desenvolvimento motor, linguístico e cognitivo e à aprendizagem da criança no período pré-operatório, iniciando com um pequeno histórico da educação infantil. Para o alcance dos objetivos, foi realizada uma investigação bibliográfica, demostrando o que é necessário para a utilização do brincar na educação infantil e abordando alguns pensadores como Zilma de Moraes Ramos de Oliveira, Philippe Ariès, Janet R. Moyles entre outros, evidenciando, como foco principal, os benefícios que o brincar traz, para o desenvolvimento infantil. |
pt_BR |