dc.contributor.author |
Guedes, Bruno Gomes |
|
dc.date.accessioned |
2017-03-20T22:09:16Z |
|
dc.date.available |
2017-03-20T22:09:16Z |
|
dc.date.issued |
2014-04-11 |
|
dc.identifier.other |
CDD 658.8 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12917 |
|
dc.description |
GUEDES, B. G. Planejamento de marketing em uma cooperativa de crédito. 2014. 39f. Monografia (Especialização em Gestão de Cooperativas de Crédito) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este trabalho teve como objetivo o estudo da gestão da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado da Paraíba Ltda (CREDUNI), como forma de gerar uma melhoria nos negócios e assim ampliar o quadro social da cooperativa. Utilizou-se como metodologia a pesquisa descritiva e qualitativa através do estudo de caso, o que possibilitou pesquisar com profundidade a organização. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a abordagem participativa e o questionário dirigido aos cooperados da CREDUNI PA UFPB (tamanho da amostra finita). O referencial teórico abordou bibliografia de marketing e estratégia, destacando a análise da matriz SWOT, a qual foi eleita como a mais adequada ferramenta de gestão para o caso da cooperativa. Foram verificados os pontos fortes e fracos, bem como as ameaças e as oportunidades da cooperativa, segundo a visão dos seus cooperados. Concluiu-se com o estudo que a cooperativa CREDUNI PA UFPB teria que estabelecer critérios mais eficazes para a comunicação de seus objetivos e metas aos cooperados. Foi sugerido à cooperativa a elaboração de um planejamento de marketing adequado às necessidades da organização, incluindo a descrição de estratégias de marketing como forma de trazer maior envolvimento dos cooperados atuais e incentivar a entrada de novos cooperados ao quadro social. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Rômulo Marinho do Rêgo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento de marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias |
pt_BR |
dc.subject |
Cooperativa |
pt_BR |
dc.subject |
Matriz SWOT |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento de marketing em uma cooperativa de crédito |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |