Resumo:
O artigo tem por finalidade investigar as contribuições do brinquedo na aprendizagem das crianças da Educação Infantil em uma escola do município de Sapé-PB, analisar de que forma o brinquedo está sendo utilizado pelas professoras e identificar as suas concepções sobre o uso do brinquedo no processo ensino-aprendizagem. Acreditamos que o brinquedo é um instrumento lúdico importante na ação pedagógica do professor e para o desenvolvimento da criança. É o elo entre a realidade infantil e a educação sistematizada que acontece efetivamente na sala de aula. Para Vygotsky (1998) e Leontiev (1998), o brinquedo está diretamente ligado à criança, contribuindo para o seu desenvolvimento, proporcionando seu progresso cognitivo, onde a criança se envolve com a realidade, adquiri experiências e troca saberes por meio da comunicação. Neste sentido, é necessário utilizar pedagogicamente o brinquedo de modo a trazer a ludicidade para a sala de aula e direcionar o brincar da criança, visto que, por meio do brinquedo a aprendizagem acontece de maneira satisfatória. A pesquisa tem caráter qualitativo e é um estudo de caso. O seu encaminhamento metodológico deu-se através de observações e entrevistas com duas professoras da Educação Infantil. Os resultados revelaram o uso do brinquedo na sala de aula como instrumento de aprendizagem, sendo este recurso didático para a construção de novos conhecimentos e a solidificação de saberes existente, mas também como forma de lazer e ocupação nas horas vagas das crianças.
Descrição:
FAUSTINO, J. C. Brinquedo: instrumento de aprendizagem. 2012. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.