dc.description.abstract |
O presente estudo teve como base um estudo bibliográfico juntamente com uma pesquisa de campo, apresentando características de um estudo de caso descritivo e exploratório, como base na pesquisa qualitativa. Desse modo, o objetivo principal deste trabalho foi estudar a abordagem do modelo de gestão de Oliveira, na atual administração da CREDUNI – Cooperativa de Crédito. Onde foi realizado um estudo mais aprofundado sobre o modelo de gestão para as cooperativas, focando os sete conjuntos de componentes da metodologia de gestão de Oliveira.A amostra foi composta por 09 cooperados que atuam como conselheiros e gerentes, que representa parte da amostra da pesquisa que participaram da pesquisa por acessibilidade. Ao final do estudo foi possível observar que a Cooperativa de Crédito – CREDUNI, apesar de não utilizar de uma forma clara os sete conjuntos (componentes estratégicos, componentes diretivos, componentes comportamentais, componentes avaliativos, componentes de mudanças, componentes tecnológicos e componentes estruturais) de componentes da metodologia de Oliveira, mas, que no seu cotidiano são aplicados no seu modo de gerenciar. Também foi possível observar através dos discursos dos pesquisados, que há uma grande preocupação com relação às estratégias, talvez pelo fato da cooperativa pesquisada atuar em um ambiente competitivo. No entanto, percebeu-se através das respostas dos agentes pesquisados, que os componentes tecnológicos necessitam de maiores investimentos em termos de tecnologia para que haja uma maior dinamização em termos operacionais no desenvolvimento dos serviços da cooperativa pesquisada. Conclui-se desse modo, que dentro do modelo dos sete componentes existem modelos que precisam ser melhores trabalhados (e.x: componentes tecnológicos e estruturais) para que a CREDUNI se torne cada vez mais competitivas no mercado em que atua. |
pt_BR |