Resumo:
Este artigo tem o objetivo de produzir o gênero conto, motivado pelo teatro, envolvendo alunos do “Projeto Leitura na Escola: O Conto Contado por Estudantes”, desenvolvido no município de Bananeiras. Como objetivos específicos pretendemos inserir os alunos no universo da escrita, através de criações próprias, premiando-os inclusive ao término do processo, e valorizando a cultura regional. Utilizamos os teóricos como Soares (1999), Kleiman (2005) Rojo (2009) Solé (1998) no embasamento a respeito da leitura e letramento. E Bakhtin (2003) e Marcuschi (2006 e 2008) como fontes de embasamento a respeito da teoria do gênero. Enquadra-se, metodologicamente, na perspectiva qualitativa de cunho descritivo e interpretativo. Os resultados revelam que conseguimos proporcionar práticas de letramento coletivas, colaborativas, visando promover a interação entre os oficineiros e alunos.
Descrição:
SILVA, J. P. C. da. A relação do teatro e a produção de contos. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.