Resumo:
Nosso trabalho tem como objetivo apresentar os resultados, as impressões e reflexões sobre a
prática docente, a partir do que foi observado durante o estágio supervisionado obrigatório,
realizado entre os anos de 2010 e 2011, no curso de Licenciatura em História da UEPB.
Durante o período de observação, levantamos duas questões para análise: a ausência de
planejamento didático/metodológico das aulas de História ofertadas aos alunos da rede
pública de ensino na cidade de Guarabira e a Síndrome de Burnout. Uma questão relacionada
diretamente a outra, devido ao ambiente desagradável, presente nas aulas sem planejamento, o
que gera situações de indisciplina por parte dos alunos e angústia para os professores que
passam a conviver em um espaço extremamente estressante, desgastante e consequentemente
favorável e suscetível ao desenvolvimento da síndrome de Burnout, recentemente descrita
pela literatura Médica. Para direcionar nossas questões trabalhamos com as perspectivas de :
BITTENCOURT (2004); SCHMITZ (2000); AGUIAR (2011); SILVEIRA (2008), entre
outros.
Descrição:
PEREIRA, J. de J. Reflexões e perspectivas para prática docente a partir da experiência do estágio supervisionado. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.